A F5 IT é um parceiro português Sage X3 que se inclui no restrito leque de empresas que foram convidadas para integrar o Early Adopter Program (EAP) da multi-nacional inglesa. Este convite foi endereçado apenas aos seis parceiros internacionais mais activos e que mais contribuem com o Sage ERP X3.

João Marçal, executive manager da F5 IT conta que o convite para integrar o EAP surgiu em Maio de 2013 e que o programa teve início na Sage Global Convention de 2013, em Berlim.

“O principal objectivo deste programa foi dotar os parceiros que participaram, alguns com soluções verticais e complementares ao produto ERP X3, de meios, conhecimento, treino, acesso privilegiado à equipa I&D da Sage e documentação da versão 7.”

João Marçal, F5IT

O gestor refere ainda que existe o compromisso de cada equipa dar feedback, identificar melhorias e ajudar com a ergonomia de utilização, aprimorando a versão 7. Em simultâneo, cada equipa fica com um dos sete key-drivers do programa EAP. A F5 IT coube o driver da mobilidade.

“O objectivo primário é adaptar a app X3 Sales à nova versão, desde o modo de ligação ao funcionamento. Toda a imagem da app foi também revista para estar coerente com a nova versão do produto.”

João Marçal, F5IT

Importa destacar que há dois anos a F5 IT, em conjunto com a Sage Portugal, desenvolveu a primeira app mundial do X3.

Neste momento existem cerca de 300 licenças empresariais comercializadas da X3 Sales em todo o mundo. As duas empresas foram visionárias por terem percebido a importância que a mobilidade e as apps teriam para o ERP X3. Uma das vantagens da versão 7 é que a mobilidade está embebida na aplicação, Com esta release, pode aceder-se através de um browser, via tablet ou smartphone, ao ERP, sem necessidade de recorrer a uma app ou de a instalar. Perante esta realidade, como vê a F5 IT a evolução do produto? Faz sentido manter a app X3 Sales?

“A mobilidade é sem dúvida um ponto forte na nova versão do Saga ERP X3. A facilidade de criação de ecrãs, associada à capacidade dc adaptação a qualquer smartphone ou tablet vai ajudar a entregar aos nossos actuais e futuros clientes uma melhor solução», assume João Marçal. O executive manager acrescenta que trabalhar sobre uma plataforma que ajuda qualquer parceiro que distribui o Sage FRP X3 a desenvolver uma web app em tempo recorde, reduzindo custos e impulsionando o negócio do cliente de forma mais célere, é um factor determinante para quem trabalha com sistemas de informação. «A Sage revela que está na vanguarda do desenvolvimento de soluções tecnológicas que vão acompanhando as exigências dos clientes e do mercado sem nunca perder o focus no produto e num aspecto muito importante – o Sage ERP X3 é uma solução completamente integrada.”

João Marçal, F5IT

Para a F5 IT, a app é mais uma opção que fica disponível para os parceiros darem uma resposta mais incisiva às necessidades de cada cliente que utilize o X3, sem que para isso tenham de investir muito em I&D.

“A app X3 Sales vai continuar a existir e já se encontra praticamente adaptada à nova versão. Todo o seu core foi revisto e reescrito; em termos de imagem, foi-lhe dado um novo conceito da versão 7; por fim, foram também adicionadas novas funcionalidades, que visam a completar todo o processo operacional na área comercial.”

João Marçal, F5IT

João Marçal, indica que a F5 IT, em conjunto com a Sage, está a preparar o lançamento de mais apps, com mais novidades e para outras áreas operacionais.

Notícia publicada na “Semana Informática” de Maio de 2014.