Gestão de Tesouraria

A Gestão de Previsões de Tesouraria é um dos instrumentos mais valiosos para qualquer empresa. Desta forma, uma gestão óptima dos recursos financeiros da empresa, culmina sempre num resultado positivo para a organização.

A possibilidade de acompanhamento desses valores em tempo real, ajudam qualquer responsável financeiro, na rápida e correcta tomada de decisão sobre aspectos que outrora eram difíceis de prever.

A Eurofrutas está neste momento numa fase recente de pós implementação da Gestão de Tesouraria e as expectativas estão a ser cumpridas. Conseguimos reduzir a duplicação de movimentos que existiam na contabilidade, automatizámos procedimentos no envio de pagamentos a fornecedores, mas principalmente aumentámos o controlo efectivo sobre a gestão de tesouraria.

Dr. Sérgio Santos, Director Financeiro do Grupo Eurofrutas

A Eurocabos confirma que através da implementação da Gestão de Tesouraria passou a ter disponível e actualizada informação financeira, que hoje mais do que nunca, é um factor essencial na gestão empresarial. Desta informação destacamos: - Saldos bancários (integrando contas à ordem, CC Caucionadas, Condições comerciais dos bancos) - Passagem automática através de ficheiro PS2 com a identificação dos fornecedores nacionais e dos fornecedores estrangeiros , dos pagamentos a efectuar - Conhecimento e programação antecipada dos valores de fornecedores a pagar por dias, semanas ou meses, permitindo assim efectuar uma gestão e programação adequadas de tesouraria. A mais valia real com a introdução da gestão de tesouraria traduz-se na rapidez da execução, na utilização de menos tempo e recursos e principalmente na eliminação de eventuais erros. Recomenda-se!

Filipa Arranhado, responsável pelo controlo de crédito e cobranças do grupo Eurocabos

PRINCIPAIS VANTAGENS:

  • Parametrização do tipo de informação a visualizar (por sociedade/ estabelecimento);
  • Visualização do Saldo dos Bancos/Caixas por: DIAS, SEMANAS ou MESES (com uma data de referência);
  • Possibilidade de Simular lançamentos para influenciar o saldo do BANCO / CAIXA;
  • Controlo em automático com os lançamentos feitos na Contabilidade Geral e contabilidade de Terceiros;
  • Visualização Gráfica da evolução bancária;
  • Visualização de saldos de Fornecedores/Cliente /Terceiros;
  • Controlo do saldo bancário (consoante os compromissos já assumidos, alertas de saldo ultrapassado);
  • Selecção de fornecedores para pagar;
  • Selecção de facturas a receber/Pagar;
  • Indicação do documento a receber/ pagar, montante, datas e banco (s);
  • Envio automático de email (Workflow) para o Fornecedor/Cliente, do montante pago e detalhe dos documentos a pagar/receber, evitando a impressão de recibos e avisos de pagamento;
  • Mapa de consolidação Cash Flow (intra-sociedade)

Gestão de Tesouraria

A Gestão de Tesouraria foi sempre uma das tarefas mais complexas no reporting do Grupo Béltico, com o módulo Gestão Previsional de Tesouraria todas as empresas passaram a ter uma ferramenta de utilização simples e eficaz que permite dar resposta atempada às necessidades de tesouraria que enfrentam no seu dia-a-dia, bem como agilizar os processos de pagamentos e recebimentos. Uma das principais vantagens foi a possibilidade de aplicar o mesmo método em empresas tão distintas operacionalmente.

Eng. Ricardo Silva, IT Director do Grupo Béltico