A F5IT desenvolveu, no Sage X3, um add on que disponibiliza uma função de “Registo de Férias e Ausências”, permitindo a cada colaborador inserir as datas em que estará ausente. Conheça os detalhes e características desta funcionalidade:

1. Períodos de Indisponibilidade

Para o modulo de Registo de Férias, é utilizada a função standard do Sage X3 Períodos de Indisponibilidade, que permite criar, para cada ano, o registo dos feriados, assim como outros dias indisponíveis para a empresa.

O acesso à função é feito através do processo:

Dentro da função, os registos estão separados por ano e dentro de cada ano é possível identificar as datas de indisponibilidade assim como a sua designação.

Caso o colaborador tente registar um dia de férias numa data “indisponível”, o sistema irá alertar para o facto e não permitirá registar a data em questão.

 

2. Registo de Férias

A função “Registo de Férias” permite a cada colaborador inserir as datas em que estará ausente, seja por Férias, Ausência ou Licença. O acesso à função é feito através do processo:

    2.1 Utilizadores Aprovadores

Na ficha de cada utilizador é possível definir outro utilizador que terá permissões de Aprovação sobre as férias registadas.

O Aprovador receberá um email sempre que seja necessário aprovar férias de um utilizador.

   2.2 Registo de Férias – Colaborador

Conforme indicado, cada colaborador poderá aqui fazer a inserção das datas de ausência. Para cada ano, serão carregados os respetivos  dias de Férias, assim como quaisquer dias que tenham ficado por utilizar relativos ao ano precedente.

Ao serem inseridas as datas de ausência, serão atualizados os campos de:

  • Férias marcadas
  • Saldo
  • Total dias ausências
  • Total dias licença

Cada colaborador apenas terá acesso aos seus registos de férias, sendo possível atribuir acessos alargados, como por exemplo, um utilizador aceder aos seus registos e aos da sua equipa.

As datas inseridas estão disponíveis para alteração até estarem aprovadas, ficando posteriormente inacessíveis à sua modificação ou supressão.

Desta forma, a partir do momento em que as férias são aprovadas, apenas o responsável poderá fazer alterações aos registos.

A aprovação dos dias de férias deve ser comunicada através do botão “Enviar para Aprovação”, situado no canto superior direito da função. Clicando no botão o sistema irá enviar um email para o Aprovador, com cc do utilizador, com a indicação que existem férias para validar.